Você está em: Home » Matérias » Risoto de Grana Padano
Risoto de Grana Padano

Oi meninas!!!

Eu sempre recebo visitas em casa e NUNCA sei o que fazer... Já pedi receita pra sogra, para as clientes da Divine e para as amigas... A Claudinha Monteiro (obrigada ever...rs!) me ensinou uma receita e qualquer visita que vem aqui em casa lá vai a tal receita...rs! Quem vem me visitar + de uma vez tá perdido...rs!

Aí, a Joelma do Gampei, que sempreee arrasa, me manda essa receita phyyyna de risoto. Já vou correr pra cozinha e fazer a linha prendada com minha próxima visita, que vai ter um prato delícia para experimentar...rs! Então segue aí Joelma:

Estão sentindo o friozinho que está fazendo? Então, eu que encomendei! :) Essa semana teremos uma receita quentinha, perfeita para os dias frios. Com queijo, e um bom queijo, né?! Vocês merecem! Vamos fazer um risotinho bem tradicional, mas com um queijo de boa qualidade, que fará muita diferença no resultado final. Sugerimos um grana, mas vocês podem substituir por parmesão, por exemplo. Um outro substituto excelente é o pecorino. Optem pelo que mais agradar e arrasem!

Risoto de Grana Padano:)

1/2 xícara de arroz arbóreo

1 e 1/2 litro de caldo de legumes fervendo (para fazer, deixe ferver 2 cebolas picadas, 1 cenoura grande picada, 3 talos de salsão picados e meia xícara de salsinha por 40 minutos; passe na peneira e utilize somente o líquido)

1 cebola picada bem pequenininha

½ xícara de vinho branco seco de boa qualidade

2 colheres de sopa de manteiga de boa qualidade

200 g de queijo Grana Padano ralado (pode ser substituído por qualquer outro queijo maturado; quanto maior o tempo de maturação, mais saboroso! ;) ).

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Preparo: Em fogo baixo, refogue a cebola no azeite até transparecer. Junte o arroz e mexa por alguns minutos, ainda em fogo baixo, até começar a transparecer. Eleve o fogo e acrescente o vinho. Abaixe novamente e mexa até evaporar todo o líquido. Mantenha o fogo baixo e vá acrescentando o caldo aos poucos, mexendo constantemente. Após 20 minutos, inicie a prova do ponto, sempre acrescentando o caldo a medida que for secando. Quando o grão alcançar o ponto de cozimento desejado, desligue e acrescente o queijo e a manteiga, mexendo até que fique homogêneo. Ajustem sal e pimenta e bom apetite!

Sugestões de acompanhamentos: carnes grelhadas ou assadas e saladas de folhas com tomates.

Dica: quanto mais mexer o arroz, mais cremoso ele fica.

Caprichem e até a próxima receitinha! :) 

CONTE PARA SEUS AMIGOS:
ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DE:
  • Gastronomia

  • Gastronomia

    "O" molho pesto do Gampei!

  • © 2015 Elisa Heluany. Todos os direitos reservados.
    by Mediaplus