Você está em: Home » Matérias »

Hoje é dia de EU NO ESPELHO com Érica Mendes, a bailarina que viu sua escola brilhar na Disney. Tia Érica, como é conhecida pelos alunos e funcionários, é extremamente humana, dedicada e apaixonada pela dança. Ela representa totalmente a frase de Coco Chanel:  Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior.

Érica nos recebeu na Âmbar, para um bate papo incrível e uma sessão de fotos. Eu e Ana Amado, que fez as fotos, ficamos ENCANTADAS com as histórias da Érica. Enquanto conversávamos, na academia, muitas alunas chegavam para abraçar a “tia Érica”, que é muito querida pelas crianças e funcionários. O clima Âmbar, extensão do jeito carinhoso Érica de ser, é percebido desde a recepção até a diretoria.  É dia de conhecer a bailarina, que viu sua escola brilhar nos palcos da Disney, o maior resort de recreação do mundo. Que comece o espetáculo!!!

Erica peb

 

 

Entrevista: EU NO ESPELHO

Érica Mendes tem 40 anos,  é atriz e bailarina, formada em Artes Cênicas. Diretora da Âmbar, a maior escola de dança do estado do Rio de Janeiro. Casada com Juliano Fonseca, mãe do Thor e está esperando o Gael. Ela me contou que o marido é grande incentivador da sua carreira, administrador da Âmbar e responsável por colocar os sonhos em prática.

Erica capa

 

Como começou?

Érica começou a dançar com 7 anos de idade. Ela não tinha oportunidade de fazer muitas aulas e escolheu uma modalidade. Aos 13 anos, ela já dava algumas aulas, na escola Nika Gripp, uma escola com ótimos profissionais, que contribuíram muito para sua formação. Ela se mudou para o Rio de Janeiro para fazer a faculdade de Artes Cênicas, um curso que não era comum na época.  As pessoas não acreditavam que poderia dar certo. Mas ela seguiu sua paixão pela dança e pelo teatro. Trabalhou como dançarina e atriz no Rio de Janeiro e viajou bastante levando sua arte para muitos lugares.

Volta para Macaé?

Érica não tinha condições de se manter no Rio, não sabia o que fazer, então resolveu voltar para Macaé. Ela recebeu o convite da Ana Paula Fonseca, dona da Corpo e Movimento, para dar aulas de dança em uma pequena sala com poucos alunos. A academia foi reformada, as turmas de alunas cresceram e começaram a participar de festivais de dança. Érica era muito jovem, mas encarou tudo com muito profissionalismo e dedicação.  Ela conta que nunca teve a pretensão de montar sua própria academia de dança. A idéia surgiu do marido, com quem namorava desde 19 anos. Juliano dizia que estava ficando pequeno e procurou um local mais adequado, onde é hoje a matriz da escola Âmbar, na Imbetiba. Érica disse que valoriza muito a oportunidade que teve no início e agradece  Ana Paula, que foi quem abriu as portas para iniciar sua carreira. Em 2005, as obras das Âmbar se iniciam e uma nova história de sonhos, capaz de transformar a vida de muitas crianças também.  

Escola Âmbar?

Um projeto planejado pelo marido, com arquitetura contemporânea, grande estrutura, decoração e funcionalidade. Érica se preocupa muito em oferecer serviços de qualidade para os clientes. Os professores estão em constante treinamento e são altamente qualificados. Ela preza por uma equipe que se sinta valorizada, que acredite no espaço, que seja capacitada e por uma estrutura adequada.  As aulas são todas programadas e apostiladas. Os professores crescem juntos e sonham juntos. Em 2007, a Âmbar estava com 450 matrículas. Dedicação, paixão e investimento são parte da receita de sucesso da escola.

Unidade Cavaleiros?

A história de sonhos e paixão pela dança crescia cada dia mais. Então o marido, novamente, enxergou a necessidade de abrir mais uma unidade da escola. Dessa vez, no charmoso bairro dos Cavaleiros, com uma vista maravilhosa para o mar e um projeto audacioso, com cerca de 800m², tornando a Âmbar a maior escola de dança do estado do Rio de Janeiro e uma das maiores do Brasil.  Érica se preocupa, em crescer com qualidade, oferecendo o melhor para o cliente. No primeiro ano da unidade Cavaleiros, a Âmbar recebeu 700 matrículas e o ritmo Âmbar se tornou referência no cenário de dança. Quer mais? A Âmbar ainda iria mostrar sua arte na terra do Mickey.

Disney?                                                                                       

Mário, que agencia escolas para dançar na Disney, pediu que fizessem um vídeo e fotos para fazer uma pré-seleção rigorosíssima. A escola foi aprovada e não parou mais de dançar  no maior resort de recreação do mundo. Mais um sonho realizado!!!

Disney

 

Rótulo?

Érica não esconde que fica chateada quando as pessoas julgam e acham que coisas boas são sempre caras. Ela reconhece que a Âmbar tem uma grande estrutura de sucesso, mas não deixa de ser uma escola humanizada, de ter projetos sociais e de encantar as crianças. A escola tem seu olhar humano e isso não é divulgado.  Uma história de dedicação e entrega, de equipe unida, de pessoas que a dança transformou. O objetivo é levar alegria, transformar pessoas e encantar as crianças. Por mais bonito que seja, é um trabalho e precisa ser bem administrado.

Ações sociais?  A escola tem hoje, cerca de 120 bolsistas e professores que entraram na Âmbar, ainda crianças, como bolsistas e tiveram suas histórias transformadas pela dança. As crianças da Âmbar levam fraldas e dançam para os idosos, todos os anos, no Recanto de Idosos. A aproximação entre os dois extremos da vida faz com que se sintam muito felizes.

Espetáculo Âmbar?

Todos os anos, as pessoas esperam com entusiamo, o espetáculo que ganhou status de Show devido ao formato de história que conta do início ao fim, sem interrupções e a grandiosidade de cada apresentação.  No ano passado, a escola fez nevar no palco e encantou o público. O espetáculo de final de ano da ÂMBAR é uma ótima oportunidade para o aluno, de qualquer nível, vivenciar a maravilhosa experiência de se apresentar em uma grande produção, com estrutura e palco profissionais. A equipe de produção conta com mais de 80 pessoas, que trabalham durante 7 meses para apresentar um GRANDIOSO ESPETÁCULO.

Ana

 

Cinderela?

Esse ano o tema do espetáculo é Cinderela. Érica escolhe o tema e a equipe entra em ação. Ela começou a “viajar” pelo mundo Disney, porque as crianças amam e é um mundo encantador.  “O novo filme da Cinderela fala de Coragem e Gentileza, que é o que estamos precisando hoje”.  Na Disney tem muitas coisas lindas e delas que Érica quer falar com as pessoas. Histórias felizes, alegria, sonhos e esperança no coração das crianças. Mesmo sabendo que a vida tem vilões e que nem tudo termina como conto de fadas. É maravilhoso plantar um mundo de sonhos no coração das crianças.

Cinderela

 

Figurino?

O figurino dos personagens faz com que as crianças sintam esse sonho se tornando realidade. “Sem objetivo, sem sonho e sem meta não vamos a lugar nenhum”.

Os pais das crianças?

Érica diz que os pais se envolvem muito e participam do sonho. Eles acreditam no trabalho, levam as crianças para os ensaios, compram o figurino e se emocionam junto. Esse retorno de público, crianças, pais e equipe é o que faz tudo valer a pena!!!

E no final de cada espectáculo?

Ela se emociona ao falar como se sente no final de cada espetáculo e emenda:  “grávida chora à tôa (risos)”.  Érica diz que ver o público e as crianças vivendo aquele sonho é maravilhoso.

No último dia de espetáculo, a equipe se abraça, canta as músicas, chora e vive aquele sonho junto.  As crianças também não querem que acabe. Os olhos das alunas brilhando, acreditando naquela história é o que a faz feliz, realizada e com a certeza que tudo valeu a pena!!! “Esse é meu maior presente”.

Cora Coralina

 

Mãe e profissional?

Ela prioriza a qualidade do tempo que tem com o filho e mesmo quando chega em casa cansada, brinca com Thor. Ela adora contar histórias para o filho.

Frase?  Coragem e Gentileza da Cinderela, essa é a frase do momento.

Um lugar especial? Minha casa.

Macaé?  Gosta muito da cidade de Macaé. O fato de ir e vir com tranqualidade é um privilégio. O clima familiar é muito gostoso!

Não gosta em Macaé? Ela não gosta da cultura de falar mal da cidade. As pessoas reclamam, mas quando tem algum evento, ninguém vai. A cidade pode ser melhor, sempre!

Beleza? Ela faz dança do ventre, ballet fitness, by dancing e caminhada na praia.

Nutrição?Ela tem uma alimentação saudável e faz acompanhamento com a nutricionista Adriana Baddini.

Cabelo?Faz hidratação toda semana.

Instagram? Acabou de fazer seu perfil no Instagram (risos)!

Na minha bolsa tem?Protetor solar, protetor labial, blush, rímel e batom.

Música? Música faz parte da vida dela. A música: de janeiro a janeiro do Nando Reis, lembra a chegada do filho Thor em janeiro e Gael também chegará no mesmo mês.

Não vivo sem? Dançar e interpretar.

EU NO ESPELHO? Ela se emociona (novamente) ao falar que vê uma pessoa do bem, que gosta de viver intensamente, que ama a família, o trabalho, é muito realizada e agradecida à Deus. Feliz com o que vê por dentro e por fora. Muitos momentos felizes, com uma história bacana e com muitas coisas boas para viver e para agradecer MUITO! Gratidão é a palavra!!!

gratidao

 

SUPER obrigada Érica!!! Desejo muuuito sucesso na sua carreira e espero que você continue dançando, emocionando as pessoas e plantando sonhos nos corações das crianças que tanto AMAM a tia Érica. Que o Gael chegue bem para fazer parte dessa família linda! Parabéns ao Juliano, que é um grande empreendedor de sonhos.

Até a próxima entrevista com mais #MulheresInspiradoras no #EunoEspelho.

Fotos da Érica: www.anaamado.com.br e Instagram @anaamadophotography

Beijos da Elisa! Siga: @eunoespelho no Instagram e curta a página Eu No Espelho no Facebook.

CONTE PARA SEUS AMIGOS:
ACHO QUE VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM DE:
  • Moda

    DVCD Caderno Moda

  • NO ESPELHO

    Quem sou eu?

  • © 2015 Elisa Heluany. Todos os direitos reservados.
    by Mediaplus